
Domingo, dia 11, o Metrô do DF vai parar tudo. Linha inteira fechada para uma manutenção preventiva e operacional de grande porte. Quem mora em Samambaia, Ceilândia, Águas Claras, Guará ou Taguatinga e depende do metrô já precisa refazer a vida antes mesmo de sair de casa. Eu conheço bem esse roteiro: a pessoa acha que vai resolver uma coisa simples no Plano Piloto, olha o aplicativo, lembra da estação, e descobre que a cidade mudou de tamanho.
Manutenção tem que ser feita. Ninguém sério quer trem rodando no limite, via com problema, estação degradada ou sistema elétrico empurrado com a barriga. A companhia diz que o serviço exige bloqueio total das vias 1 e 2 ao mesmo tempo, em um ponto estratégico do sistema. Se é isso, faz sentido parar. O que não dá é tratar a informação como comunicado de geladeira: vai fechar, volta tal hora, obrigado pela compreensão.
O metrô volta na segunda, dia 12, feriado de Nossa Senhora Aparecida, das 7h à meia noite. Até 21h30, embarque e desembarque em todas as estações. Depois disso, até meia noite, só embarque na Central, com desembarque nas demais. É uma operação meio torta, mas pelo menos está dito. O problema é o domingo inteiro sem serviço. Para muita gente, domingo não é passeio. É trabalho em shopping, hospital, restaurante, mercado, limpeza, segurança, escala. A cidade não para porque é domingo.
Eu senti falta da pergunta mais simples: qual é o plano para quem depende do metrô? Vai ter reforço de ônibus nas rotas mais afetadas? Em quais horários? Saindo de onde? Com que intervalo? Samambaia e Ceilândia não são detalhe. São cidades grandes, cheias de trabalhador que usa transporte público porque precisa, não porque quer fazer experiência urbana. Quando o Estado fecha uma infraestrutura desse tamanho por um dia, ele tem que dizer qual alternativa real colocou de pé.
Também falta número. Qual é o custo dessa manutenção? Quantas pessoas costumam usar o metrô no domingo? Quantas equipes vão trabalhar? Qual sistema será mexido? Via permanente, energia, sinalização, estação, telecomando, escada rolante, bilhetagem? O que foi divulgado é o que a companhia informou, e a companhia informou pouco. Eu sou engenheiro, então minha cabeça vai direto para ordem de grandeza. Se não tem custo, prazo detalhado e escopo, o cidadão fica só com a palavra bonita, manutenção preventiva.

E tem um ponto incômodo. Nos últimos meses, passageiros denunciaram trens lentos ou parados, tumultos e até ataques contra mulheres. Isso muda a conversa. Não é só uma manutenção normal de calendário. Parece também reação a um sistema que já vinha dando sinais ruins. Segurança em estação não se resolve só com cartaz e nota oficial. Mulher não pode entrar no vagão torcendo para não ser encurralada, e passageiro não pode depender de sorte para chegar no horário. Se houve ataque, tem que haver resposta operacional clara, presença, câmera funcionando, procedimento e consequência para agressor.
Eu desconfio quando a solução para tudo vira mais regra para o usuário, mais multa para o cidadão e mais campanha educativa. Serviço público bom começa pelo básico: equipamento funcionando, informação honesta, escala de equipe, manutenção feita antes do colapso e transparência depois. O usuário já paga a conta como passageiro e como contribuinte. Ele não pode ser tratado como obstáculo no caminho da companhia.
Se eu fosse pedir algo ao Metrô do DF, seria simples: publiquem uma nota decente depois da manutenção. Digam o que foi feito, onde foi feito, quantas pessoas trabalharam, quais problemas foram corrigidos e o que ainda falta. Sem juridiquês, sem propaganda. Quem pega trem em Samambaia, Ceilândia, Águas Claras, Guará e Plano Piloto entende muito bem quando alguém fala claro.
Fechar o metrô por um domingo pode ser necessário. Fechar sem explicar direito e sem apresentar alternativa é outra coisa. A pergunta que fica para quem usa o sistema é bem concreta: na próxima segunda, o trem vai estar melhor ou só voltará a andar como antes?




